Depois dos descontraídos dias de férias, sem horários e preocupações, nem sempre é fácil voltar às atividades do quotidiano. O regresso ao trabalho pode provocar alguma ansiedade e desânimo, mas há truques para encarar esta época de forma mais tranquila.

Respire fundo e encare o primeiro dia de trabalho com calma. É preciso tempo para recuperar o ritmo e é natural que assim seja. Analise as tarefas que tem pela frente, defina prioridades e ‘ataque’ uma de cada vez. Verá que aos poucos o seu rendimento voltará ao normal.

Se possível, não regresse a uma segunda-feira. Uma das melhores formas de recomeçar as suas obrigações diárias de forma mais suave é voltar com a semana já em andamento. Se, por exemplo, voltar o trabalho a uma quarta-feira, terá o fim-de-semana mais próximo e por isso o primeiro impacto com o contexto laboral será menor e a adaptação mais progressiva.

Procure manter uma perspetiva otimista no regresso à ‘realidade’. Faça um esforço para encarar os primeiros dias em que tem de lidar com o trânsito e obrigações profissionais da forma mais relaxada possível. Lembre-se: o mau humor não resolve nada, bem pelo contrário. Aproveite os tempos livres para se manter em contacto com a natureza e praticar os seus passatempos de eleição - dessa forma manterá o equilíbrio físico e emocional.

Reserve uns dias de férias. A tentação de gozar a maior parte das suas férias no verão é grande, mas procure deixar sempre uns dias para desfrutar ao longo do ano. O simples facto de saber que poderá descansar ou viajar em diferentes alturas, dará um ânimo extra e vai permitir ganhar um novo fôlego.

Não salte diretamente da toalha para o escritório. As férias são para aproveitar até ao último fôlego, é certo. Mas experimente regressar a casa com pelo menos um dia para descansar. Dessa forma vai poder relaxar e adaptar-se de forma mais gradual à sua rotina habitual, e o ‘choque’ será bem menor.

Subscrever newsletter / Gerir dados

Pin It on Pinterest

Share This