Todos sabemos a diferença que uma boa noite de sono faz para enfrentar o dia-a-dia com um bom desempenho físico e mental. Todavia, nem sempre conseguimos passar uma noite tranquila, por stress ou outras opções erradas que tomamos. Aqui ficam algumas dicas para uma boa noite de repouso.

 

  1. Mantenha um ritmo de sono regular
    Umas das estratégias mais importantes para dormir melhor é manter um ciclo de sono regular. Procure não alterar muito as horas a que se deita e que acorda, isto vai ajudar a regular o relógio interno do seu corpo, mantendo-o bem ativo e energizado.
  2. Controle a exposição à luz
    A melatonina é uma hormona que ajuda a regular o ciclo de sono, influenciada pela exposição à luz. O cérebro segrega mais melatonina quando está escuro – deixando-o com sono – e menos quando há luz, deixando-o mais alerta. Mantenha o quarto escuro quando chega a hora de dormir e evite utilizar aparelhos como tablets ou telemóveis, pois a luz que emitem é particularmente disruptiva.
  3. Exercite-se de forma regular
    Fazer exercício com regularidade ajuda a dormir bem e a ter menos sono durante o dia. Quanto maior for a intensidade do exercício, maiores são os benefícios para o sono, pois o desporto acelera o metabolismo, mas até uma simples caminhada de 10 minutos por dia já fará alguma diferença. No entanto é importante não fazer exercício muito perto da hora de ir para a cama.
  4. Atenção ao que consome
    Limite o consumo de cafeína e nicotina, pois ambas são substâncias que causam um grande impacto no sono, por se tratarem de estimulantes. De igual forma, evite refeições muito pesadas à noite, para facilitar a digestão durante a noite, e não consuma bebidas alcoólicas, pois interferem com o seu ciclo de sono.
  5. Vá para a cama de cabeça limpa
    O stress e as preocupações podem ser nefastas para o sono. Experimente algumas técnicas de relaxamento antes de se deitar, acalme a mente e prepare-se para dormir: respire de forma profunda e pausada, de olhos fechados. Visualize um local calmo e pacífico e concentre-se nele. Em alternativa, leia um livro com uma luz suave ou oiça música relaxante.
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