Tudo começou numa pequena aldeia da Valsassina, vale luxuriante dos Alpes da Lombardia, perto das margens do lago de Lecco. Foi então aqui, mais exatamente em Ballabio, que Egidio Galbani e o pai, Davide, lançaram a sua primeira unidade de produção de queijos, especializando-se no queijo “robiola”.
Curiosidade
Egidio Galbani e o pai começam a sua aventura no mundo dos laticínios como “segundo emprego”. Efetivamente, o primeiro emprego de Davide, o chefe da família, era o de ferreiro. No início, o filho Egidio parecia determinado em seguir as suas pisadas, mas acaba por descobrir uma verdadeira paixão pelos queijos e pelo empreendedorismo, pelo que opta por investir neste setor.
Ballabio
No final do século XIX, Ballabio era já célebre pela sua tradição queijeira: de facto, esta região era bem conhecida pelas suas grutas de tufo naturalmente frescas, ricas em bolores e ideais para a conservação do queijo. A este feliz acaso, decorrente das condições geográficas da região, a família Galbani acrescentou a sua paixão, a sua curiosidade e… excelentes competências a nível do empreendedorismo.
Em 1896, o jovem Egidio Galbani dá provas das suas qualidades de empreendedor, alugando a quinta Cascina Triulza, em Melzo, onde começa a processar o leite com sete empregados e a ajuda técnica de um motor de 3 cavalos.
Egidio Galbani
Na pequena queijaria de Cascina Triulza, é o próprio Egidio que se ocupa pessoalmente do funcionamento da caldeira. Verdadeiro profissional como sempre se mostrara, o jovem Egidio empenha-se a fundo e, com a tenacidade que o caracteriza, consegue obter o certificado de operador de caldeira e garantir o aquecimento ideal para a totalidade da sua pequena fábrica.
A Galbani deixa de ser uma empresa familiar, empregando já 12 trabalhadores. Não é só a produção que aumenta, mas também o sucesso: a reputação de Davide e Egidio Galbani e dos seus produtos, atravessa as fronteiras nacionais e os seus queijos são expostos (e premiados!) nas exposições de Bruxelas, Paris e Munique. É o início de uma carreira cujos pontos fortes constituem a expansão internacional e a atenção prestada às necessidades dos consumidores além-fronteiras.
Egidio recebe a confirmação dos seus primeiros êxitos e a sua carreira na indústria láctea sofre um ponto de viragem decisivo, como o próprio afirma.
“O facto de o Júri da Exposição de Paris de 1900 (onde participavam os produtores do setor de todos os países) me ter distinguido com o Primeiro Prémio, constitui a prova mais flagrante e irrefutável de que as minhas especialidades podem rivalizar com as de todos os outros países”. - Egidio Galbani –
Nascimento do Bel Paese, o queijo que simboliza a Galbani, que chega a ser qualificado como o “Rei dos Queijos” e que virá fazer frente à forte concorrência francesa.
Como teve início a história deste sucesso?
Egidio pretendia criar um queijo que reunisse as características dos produtos franceses, mas que, em simultâneo, tivesse um sabor mais suave e um odor menos acentuado. Outro aspeto que Egidio prezava bastante era a “não localização” deste novo queijo: o seu objetivo consistia em criar um produto moderno, que não fosse característico de nenhuma zona específica, mas que fizesse toda a gente sentir-se em casa, fosse em que local fosse.
As intenções de Egidio refletem-se não somente no nome “Bel Paese” (“Belo País”), mas também na embalagem, moderna e atraente.
O rótulo é inovador e representa um marco decisivo na época, não somente pela sua dimensão específica e característica, já que cobre todo o queijo, mas também pelos seus pormenores gráficos.
Mostra em primeiro plano o Abade Stoppani, autor do livro “Il Bel Paese”, no qual se inspira o nome do queijo, tendo como fundo uma Itália moderna, representada pelo mapa da rede de caminhos de ferro, que era recente na época.
Egidio refletiu sobre todos os pormenores de forma tão profunda que o Bel Paese é, ainda hoje, um verdadeiro êxito.
A sede histórica da Cascina Triulza é encerrada. A Galbani instala-se em Melzo, uma pequena cidade situada a alguns quilómetros de Milão. O edifício é composto por uma área de receção principal, salas para a receção do leite, abrigos para os cavalos, armazéns para as mercadorias e algumas casas (inicialmente para a família Galbani e, posteriormente, também para os empregados).
A Galbani sai praticamente ilesa da Primeira Guerra Mundial, pois a produção de queijos de pasta mole para as forças armadas e hospitais é garantida pela implementação do Consórcio Obrigatório.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Egidio decide modernizar ainda mais a empresa, acrescentando sistemas de refrigeração inovadores na fábrica de Melzo.
Continuando a tirar proveito deste período de crescimento, constitui em 26 de maio de 1920 a “Sociedade Anónima Egidio Galbani” (“Società Anonima Egidio Galbani”).
A Sociedade declara como atividade “a produção e comercialização de produtos lácteos em geral e seus derivados”. A nova empresa é composta pelos irmãos Egidio e Giuseppe, Giacomo (filho de Giuseppe) e outros empresários locais.
A queijaria de Giussago (na província de Pavia) inicia a sua atividade; é aqui que são produzidos o famoso Bel Paese e o delicioso Mascarpone Galbani, ideal para confecionar tiramisù, a tradicional sobremesa italiana, célebre também fora do país.
Provavelmente, por razões de saúde, Egidio abandona a empresa e delega a gestão aos seus co-fundadores.
A Galbani emprega já mais de 1000 trabalhadores, possui 56 armazéns nas principais cidades italianas e prossegue a sua expansão internacional com 4 filiais, 32 armazéns e 108 sedes de representação, a mais longínqua das quais situada na Argentina.
A Galbani entra no universo da carne através da aquisição da fábrica de charcutaria de Melzo, especializada na produção de mortadela, fiambre e enchidos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, 62 fornecedores de leite trabalham para a Galbani. O leite chega à fábrica em carroças puxadas por cavalos que durante muito tempo marcaram a paisagem das rotas e dos campos em torno das fábricas.
A Galbani entra no coração de todos os italianos com o seu célebre slogan “Galbani significa confiança”.
Nesse mesmo ano, a mozzarella Santa Lucia é lançada no mercado e converte-se num dos principais símbolos da história da marca.
Mozzarella Santa Lucia
A Mozzarella Santa Lucia, tal como foi concebida em 1956, caracteriza-se pela sua forma particular: faz lembrar uma esfera alongada, apertada ao meio, que a faz parecer um “8” e é ainda embalada em caixas de madeira com gelo.
A estratégia de comunicação da Galbani já dera provas de sucesso desde a invenção da “embalagem” especial do Bel Paese, mas este novo achado confirma que a Galbani possui o talento de estar sempre à frente da concorrência no universo dos queijos.
Em 1959, Paolo Panelli encarna pela primeira vez o papel de uma personagem de um programa de televisão infantil, “Ercolino sempre in piedi”, e passa a fazer parte da história de toda uma geração de crianças. Simpático, popular, célebre, Ercolino não se limita a tocar o coração das crianças.
A popularidade de Ercolino atinge o seu nível máximo. Eis a versão “insuflável”, que fazia as delícias de todas as crianças.
O mundo das “carruagens”, veículos típicos semelhantes a carroças, utilizadas até então para transportar o leite, termina em definitivo graças aos avanços tecnológicos dos anos 60. É a chegada dos camiões!
O leite continua a ser transportado em bidões clássicos e entregue e recolhido de manhã e à noite, mas algo mudara: as quantidades de leite aumentam, bem como os quilómetros percorridos por dia. Para ser um dos “menalatte” (transportador de leite) da Galbani, é necessário ter muita fibra.
Eis algumas histórias, contadas diretamente por estes homens incansáveis…
“As relações com os agricultores eram boas se fizéssemos bem o nosso trabalho. É claro que podia sempre haver um espertalhão que entregava um bidão que não estava cheio. Era assim que podiam começar as discussões…”
Canzio, “menalatte” e encarregado do transporte de soro de leite para a unidade de criação de porcos.
“Realizei este trabalho durante 13 anos, sem horários, pois tínhamos de seguir os transportadores de leite que iniciavam a recolha à uma da manhã e a terminavam às oito horas. Uma noite eu partia à meia-noite, outra à uma da manhã, outra às quatro da manhã… Os percursos não eram curtos: entre 100 e 120 quilómetros por dia… e ainda por cima não era como é hoje, em que existem placas com indicações: tínhamos de conhecer a rota de cor!
Giuseppe, inicialmente inspetor de qualidade do leite da Galbani e depois “menalatte”
Até então, a Mozzarella Santa Lucia tinha a forma característica de um “8”.
Em 1965, o programa de televisão “Carosello” (constituído por sketches cómicos ligeiros ou por interlúdios musicais), seguido por mensagens de publicidade, anuncia uma versão nova e inovadora: o Santa Lucia é apresentado numa embalagem selada com o seu líquido de conservação. É verdade, a primeira versão “moderna” da mozzarella foi inventada pela Galbani!
É em Novara que nasce o primeiro Consórcio oficial do Gorgonzola. A Galbani é uma das empresas fundadoras do Consórcio, cujo objetivo consiste em “proteger e vigiar a produção e comercialização do Gorgonzola e o emprego da sua designação”.
Existem muitas regras relacionadas com a produção deste queijo e é importante que sejam cumpridas. Por exemplo, sabia que apenas duas regiões italianas estão autorizadas a produzir o Gorgonzola?
Segundo a lei (e, naturalmente, segundo a tradição), apenas algumas regiões de Piemonte e da Lombardia têm o direito de produzir o célebre Gorgonzola.
12 de setembro: jornada “portas abertas” na Galbani. A marca está realmente próxima dos seus consumidores.
A Galbani associa-se à Lactalis, o líder mundial dos produtos lácteos à base de queijo. A marca torna-se ainda mais internacional.
Nasce o grupo Lactalis Italia, que agrupa marcas históricas do universo queijeiro italiano, como Invernizzi e Cademartori, e, é claro, Galbani.
A Galbani comemora o seu 140.º aniversário.
140 anos de personalidades, de histórias, de curiosidades, de produtos e de escolhas. O trajeto da marca passa também pelo seu logótipo!