Ricotta

Ricotta Galbani

A Ricotta evoca um mundo de simplicidade, frescura, leveza, autenticidade e tradição. Trata-se de um laticínio fresco obtido a partir do soro de leite de vaca que se carateriza, entre outros aspetos, pela sua textura cremosa. Pobre em matéria gorda e rico em cálcio, constitui o ingrediente ideal para uma alimentação bem equilibrada.

O nome decorre do seu processo de fabrico, que implica uma segunda cozedura do queijo, o que permite reduzir o soro (“ri cotta” em italiano, que significa “recozido”). A Ricotta é de seguida colocada em recipientes perfurados (antigamente, cestos de vime) para que o excesso de líquido possa escorrer e o coalho arrefecer.

Graças ao seu sabor delicado e facilidade de confeção, poderá elaborar uma variedade de pratos típicos italianos, como as pastas ou as tartes salgadas. A Ricotta é também apreciada isoladamente ou barrada no pão.

Redescubra toda a cremosidade e generosidade das pastas à italiana, acrescentando simplesmente algumas colheres de Ricotta Galbani ao seu molho ou diretamente sobre a pasta.

Pin It on Pinterest

Share This