Saboreie a Dolce Vita

A origem do Tiramisù

Onde surgiu?

O nome já nos dá uma pista. Provém do italiano Tirami , que significa literalmente “puxa-me para cima”, mas poderíamos traduzi-lo para “eleva-me”, uma vez que esta deliciosa sobremesa italiana nos leva ao sétimo céu. Deve este nome ao facto dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos: ovos, açúcar, café e queijo mascarpone.

 

Histórias à volta do Tiramisù

Segundo uma delas, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, aquando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café.

Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. Esta sobremesa imprescindível, que goza de grande popularidade em Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original, que leva café, tanto doces, como salgadas. Atualmente, o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.

Pin It on Pinterest

Share This